Você quer saber de onde venho?
Há muitas histórias conflitantes a respeito da origem da raça Terranova. Concorda-se somente que é uma das raças mais antigas dos cães em existência, hoje. Pode, inclusive, não ter se originado na ilha de Terra Nova, no Canadá; embora esqueletos de cães gigantes tenham sido descobertos em cemitérios indígenas em Terra Nova datando do século V.
Uma das mais atraentes conjecturas descansa na lenda que quando Leif Erikson descobriu a América do Norte aproximadamente em 1000 DC, ele teve a bordo de seu barco um cão preto grande que se assemelhava a um Terranova, chamado "Oolum".
Está registrado que no inicio do século IX alguns noruegueses tiveram e usaram cães parecidos ao Terranova para a caça de ursos e lobos. O primeiro registro do cão Terranova na ilha cujo nome ele carrega data de 1732 quando um autor desconhecido escreveu, "O cão-urso de um tamanho muito grande é muito atento, seu negócio deve ser guardar um palácio ou casa, e tem uma voz de trovão". É possível, também, que alguns cães Grandes-Pirineus tivessem cruzado com estes cães de Terranova através de pescadores de Bascos que navegavam entre Terra Nova e sua terra natal.A raça como nós a conhecemos hoje foi desenvolvida largamente no século IX na Inglaterra e América. O Terranova é um antepassado dos atuais Labrador e Chesapeake Bay Retriever, o qual segue o Terranova em sua habilidade natural da natação. O São Bernardo ‘Pelo Longo’ deve seu pelo ao Terranova.
Nenhum comentário:
Postar um comentário